top of page
CORPO INCENDIÁRIO: PERSPECTIVAS
FEMINISTAS PARA MOVIMENTAR

por:

Nirlyn Seijas

Não basta apenas lutar contra o machismo, o patriarcado, a dominação, é necessário criarmos práticas concretas coletivas que nos deem referências sobre os corpos, as relações e os mundos em que queremos viver.

A partir de vários exercícios psicofísicos de dança contemporânea e a ideia de que cada um tem um superpoder para explorar, esta oficina colabora com o autoreconhecimento da própria potência e força corporal de cada participante, deixando em evidência como o desejo, o imaginário e as utopias estão em nossos corpos.

A ideia central é usar esses imaginários para construir uma postura diferenciada no nosso dia a dia e vivenciar espaços verdadeiramente empoderadores.

OBJETIVOS 

  • Experimentar a dança como ferramenta para o empoderamento da própria potência corporal

  • Construir estruturas de movimento (danças) criativas que ofereçam alternativas aos conflitos cotidianos: violências, desencorajamentos, assédios, discriminações, etc

  • Vivenciar espaços de compartilhamento de experiências físicas e emocionais, nas quais a forma de se mover de cada participante é valorizada e incluída na construção geral.

CONTEÚDOS 

  • Os corpos femininos e suas potências expressivas: dores, marcas e explosões

  • A dança como ferramenta de emancipação corporal: sobre como nosso jeito de andar no mundo modifica nosso modo de estar nele.

  • Construção coletiva e a escuta psicofísica como única saída à dominação patriarcal.

  • A criação em dança e suas potências micropolíticas

METODOLOGIA  A oficina tem uma duração de 4 dias, divididas em 4 sessões de 3 horas. São aulas práticas que contemplam aquecimentos, treinamento e preparação da estrutura musculo-esquelética, assim como jogos, dinâmicas, desafios de improvisação e exercícios mais aprofundados de criação e composição coletiva.

RECURSOS Sala ampla, preferencialmente com chão de madeira. Sem espelho. Água. Aparelho de som com conexão para aparelho móveis.

Histórico

2016

2017

2018

Casarão Barabadá - Salvador/BA

ABR

Caixa Cultural - Salvador/BA

JAN

Espaço Balmaceda - Santiago/CHI

JUL

La Guarda - Tampico/MEX 

Teatro para el Fin del Mundo - OUT

CICO Centro de Investigación Coreográfica - Df/MEX 

OUT​

Teatro Florencio Sanchez - Montevideo/URU 

Teatro para el Fin del Mundo - NOV

Caixa Cultural - Salvador/BA

ABR  

bottom of page