top of page
ESTUDO DE FEMINISMOS ATRAVÉS DO CORPO

por:

Nefertiti Charlene

Nesta oficina, o corpo se torna o veículo no qual experimentamos as visões emancipatórias de feministas contemporâneas negras e indigenas da região das Américas (America do Norte, America Central, America do sul, Caribe). A oficina não pretende apresentar uma lista exaustiva de todas as feministas passados e presentes da região, se não as feministas que fizeram e faz parte da formação crítica da oficineira na sua trajetória como militante e artista nos estados unidos, américa central e américa do sul. Após uma breve introdução dos conceitos chaves de algumas feministas pós-coloniais, extrapolaremos conceitos a serem experimentados com corpos e movimentos no espaço. Que universos feministas são essas, e como é que os corpos no tempo e espaço criam quadros desses universos?

OBJETIVOS 

  • Revelar e discutir narrativas feministas negras e indígenas  

  • Compor cênas performáticas a partir dessa investigação dos imaginários de feminismos negros e indígenas.

CONTEÚDOS A interseccionalidade de raça, classe e gênero é o conceito central que guia o entendimento das analises de feministas pós-coloniais sobre cultura, sociedade, a luta pelas mulheres e as visões de transformação social. A partir desse entendimento, exploramos as nuances e ramos de pensamentos feministas que dialogam com conceitos como pos-colonialidade, identidade, diáspora, nacionalismo, espiritualidade, projetos socialistas, terra e territorio, coletividade, transfeminismo, internacionalismo e memória. A tarefa é de registrar e experimentar com esses conceitos no corpo e movimento no espaço (em vez de papel e caneta), facilitando um diálogo com os conceitos a partir do histórico corporal de vida de cada participante.

METODOLOGIA  A oficina tem uma duração de 8 horas dividido em 2 ou 3 sessões. São aulas tanto teoricas como práticas baseados em educação popular compostos por conversas guiadas em grupo, estudos de imagens e textos curtos, aquecimentos e alongamentos, dinâmicas individuais e coletivas que estimula experimentação, e exercícios mais aprofundados de criação e composição coletiva.

RECURSOS Sala ampla, preferencialmente con piso de madeira. Sem espelho. Água e aparelho sonora.

bottom of page