
SUCO DA REVOLTA
Suco da Revolta é um exercício coletivo de imaginação de um momento de ruptura social. A ação de descascar o abacaxi é de fato uma materialização da expressão, que se aplica diretamente ao nosso grande problema real e material (como abacaxis e facas o são) de trabalhar para e em um momento de transformação social e política.
O Suco da Revolta funciona como uma performance interactiva que depende da participação do público. Os performers-propositores situam as pessoas em mesas de 8 cadeiras. Cada pessoa escolhe um abacaxi. Cada mesa tem uma faca. Quando o tempo iniciar, alguém na mesa começa a narrar uma história ficcionada que inventará naquela hora, que tem relação com o enunciado proposto pelo Suco da Revolta neste dia. Essa narração deve acontecer enquanto descasca o abacaxi com a única faca da mesa. Ao finalizar o abacaxi e cortá-lo, passará a faca a outro participante. Assim, cada pessoa na mesa poderá contar sua ficção sobre o assunto, que pode bem começar outra história do zero, ou continuar a proposição, construindo uma ficção coletiva da mesa. Enquanto a ação acontece, os performers propositores liquidificam os abacaxis, fazendo suco para todos. No final da performance, todos os participantes terão conseguido imaginar possíveis saídas para aquele momento de ruptura social.
Na primeira edição do Suco da Revolta o enunciado foi: Faz uma ano que a revolta popular nos ajudou a sair da crise brasileira. Nos conte, o que vc viu, fez, pensou durante esse dia de revolta. Assim, cada participante precisava se projetar num passado imaginário e criar uma narrativa instantânea enquanto descascava o abacaxi.
INSTRUÇÕES Lave bem as mãos antes de começar.
A missão é de descascar o abacaxi. Cada mesa tem uma faca. Só pode descascar o abacaxi com a faca da mesa. Você precisará falar enquanto descasca o abacaxi. Só pode falar quem estiver com a faca. Não pode pausar nem a fala nem o descascar. Corte o abacaxi em pedaços. Coloque as cascas e os abacaxis nos potes indicados.Quando terminar, passe a faca para outra pessoa. A faca nao precisa rodar em ordem.
Quando ouvir o sinal, para tudo.
Experiência cênica participativa
Duração 1 hora.
Release em espanhol
Baixar Rider Técnico
Ficha Técnica
Desenvolvimento e Condução: Ana Brandão, Nefertiti Charlene,
Nirlyn Seijas e Thiago Cohen
Intérpretes: Público
Provocadores cênicos: Félix Toro e Sigrid Gareis
Teatro Icba - Salvador/BA
FIAC Bahia - OUT
Histórico

Fiac 2016, ICBA



Fiac 2016, ICBA