
O HAICAI COMO PROCEDIMENTO
DE COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA
por:
Thiago Cohen
Tendo a poesia haicai como ponto de partida para a criação em dança e percebendo o quanto o olhar poético alarga nossa percepção de mundo, a oficina busca construir um espaço sensível por meio de exercícios corporais e de escritas poéticas (haicai e micro poesia). O corpo/dança/coletividade e poesia se tornam aqui espaço de investigação e criação de procedimento em dança, propiciando a ampliação do olhar individual e coletivo para as potências poéticas existentes no acaso e nas leituras poéticas de escritores nacionais e internacionais.
OBJETIVOS
-
Reconhecer a estrutura poética do haicai: Tempo/espaço - Ação - Reverberação
-
Compreender a estrutura da poesia haicai e aplicar os procedimentos relacionando suas possibilidades poéticas e físicas nos espaço cotidianos;
-
Desenvolver competências para a composição poética-corporal nos espaços cotidianos.
CONTEÚDOS
-
O mundo como contentor de poesia;
-
Poesia - Leitura, tipos de escrita do universo da micro-poesia e Haicai, composição autoral e compartilhamentos;
-
Corpo - Exercícios, alongamentos, percepção corporal, massagem, toque e relação espacial, construção coletiva, células coreográficas, jogos de improvisação e escuta.
-
Composição coreográfica baseada no Haicai.
METODOLOGIA A oficina tem uma duração de 3 encontros de 4 horas cada. São aulas práticas que contemplam aquecimentos, treinamento e preparação corporal. Utilização de jogos de composição, dinâmicas, procedimentos de improvisação e exercícios mais aprofundados de criação e composição em dança e em poesia coletiva. Estudo de poesia Haicai e micro-poesia, leitura e construção corporal autoral.
RECURSOS Sala ampla, preferencialmente com chão de madeira. Sem espelho. Água e aparelho de som com conexão para aparelho móvel. Papéis coloridos e canetas e (ou) lápis.


